sábado, junho 18

Lasar Segall

Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa.

Segall nasceu na Lituânia, mas foi na Alemanha - para onde se mudou em 1906 - que estudou pintura. Em 1912 esteve nos Países Baixos e, em 1913, veio para o Brasil, onde realizou uma exposição, já com nítidas características expressionistas.

De volta à Alemanha, onde permaneceu até 1923, época que seu desenho anguloso e suas cores fortes procuraram expressar as paixões e os sofrimentos do ser humano. Como nas pinturas Família Enferma e Dois Seres.


Em 1924, retornando ao Brasil, Lasar Segall passou a residir definitivamente em São Paulo e conheceu os modernistas. A partir daí, sua pintura assumiu uma temática brasileira: mulatas, prostituas e marinheiros; sua paisagem: favelas e bananeiras. São exemplos: Mãe Preta e Bananal. 

Em 1929, dedica-se à escultura em madeira, pedra e gesso. Mas entre os anos de 1936 e 1950, sua pintura volta-se para os grandes temas humanos e universais, sobretudo sofrimento e solidão. São dessa época. entre outras, as telas: Pogrom, Navio dos Emigrantes, Guerra e Campo de Concentração. 

Em 1951, Segall dá início ao último ciclo de sua obra com as séries de pinturas Rua das Erradias, Favelas e Florestas. Esse ciclo é interrompido com sua morte, em 1957, vítima de moléstia cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário