sábado, junho 18

Anita Malfatti

Lasar Segall

Antes da explosão do Movimento Modernista de 1922, o Brasil teve com Lasar Segall (1891-1957) seu primeiro contato com a arte mais inovadora que era feita na Europa.

Segall nasceu na Lituânia, mas foi na Alemanha - para onde se mudou em 1906 - que estudou pintura. Em 1912 esteve nos Países Baixos e, em 1913, veio para o Brasil, onde realizou uma exposição, já com nítidas características expressionistas.

De volta à Alemanha, onde permaneceu até 1923, época que seu desenho anguloso e suas cores fortes procuraram expressar as paixões e os sofrimentos do ser humano. Como nas pinturas Família Enferma e Dois Seres.


Em 1924, retornando ao Brasil, Lasar Segall passou a residir definitivamente em São Paulo e conheceu os modernistas. A partir daí, sua pintura assumiu uma temática brasileira: mulatas, prostituas e marinheiros; sua paisagem: favelas e bananeiras. São exemplos: Mãe Preta e Bananal. 

Em 1929, dedica-se à escultura em madeira, pedra e gesso. Mas entre os anos de 1936 e 1950, sua pintura volta-se para os grandes temas humanos e universais, sobretudo sofrimento e solidão. São dessa época. entre outras, as telas: Pogrom, Navio dos Emigrantes, Guerra e Campo de Concentração. 

Em 1951, Segall dá início ao último ciclo de sua obra com as séries de pinturas Rua das Erradias, Favelas e Florestas. Esse ciclo é interrompido com sua morte, em 1957, vítima de moléstia cardíaca.

sexta-feira, junho 17

Para saber mais...

No Brasil, observa-se, como nunca, um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social, espiritual e cultural. A arte mergulha fundo no tenso panorama ideológico da época, buscando analisar as contradições vividas pelo país e representá-las pela linguagem estética. 

Anita Malfatti


Sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha, seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira, por seu comprometimento com as novas tendências. Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista.


Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras. 



Algumas de suas obras: A Estudante Russa, O Homem Amarelo, Mulher de Cabelos Verdes e Caboclinha.

Mulher de Cabelos Verdes
O Homem Amarelo

Cândido Portinari



Importante pintor brasileiro, expressava em suas obras o papel que os artistas da época propunham: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as conseqüências desse desequilíbrio. Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos sugerindo volume e pés enormes que fazem com que as figuras pareçam relacionar-se intimamente com a terra, esta sempre pintada em tons muito vermelhos.


Sua pintura retratou os retirantes nordestinos, os cangaceiros e abordou temas do conteúdo histórico do nosso país como, Tiradentes (no Memorial da América Latina, em São Paulo) e o painel A Guerra e a Paz (pintado em 1957 para sede da ONU - Hoje em restauração).